Festivais de Inverno 2016

A pedido de um aluno preparei pequeno guia com comentários sobre os Festivais de Inverno no Brasil, que historicamente acontecem em julho/agosto. Eu frequentei muitos festivais e recomendo fortemente a todo estudante de cello. Você aprende, faz contatos com professores com quem pode vir a estudar no futuro, abrindo portas pra ir estudar fora, conhece gente, toca em orquestras, prepara repertórios rapidamente, tem oportunidade de fazer música de câmara, se diverte, etc. Também se assiste a muitos concertos bons e gratuitos, com repertórios que dificilmente são apresentados nos circuitos regulares, principalmente obras camerísticas e formações instrumentais inusitadas. Uma chance rara de ver, por exemplo, um quarteto de tubas o Sexteto de Beethoven. Alguns festivais têm vários cursos de música popular e erudita, cursos teóricos de percepção, harmonia, arranjos, composição, musicalização pra professores e cursos infantis. São ótimos principalmente para os estudantes que não frequentam escolas regulares de música, pois é uma chance de pagar pouco e ter um aprendizado concentrado de teoria musical e prática de conjunto. Durante minha época de formação eu fui em praticamente todas as ferias de janeiro e julho pra algum festival e, mesmo em tempos recentes, sempre que a agenda permite eu vou. Não se esqueça de pedir e pegar seus certificados que serão muito  importantes quando tiver que comprovar coisas do currículo, para concorrer a bolsas, editais de fomento, etc. Alguns festivais oferecem alojamentos, por ordem de chegada ou por mérito, devendo-se para isso fazer ou enviar uma audição. A maioria tem parcerias com pousadas e hotéis para oferecerem preços acessíveis aos inscritos. Os cursos em si costumam cobrar apenas uma taxa de inscrição de valor bem acessível.

A maioria destes links ainda não está atualizada, costumam fazer isso a partir de abril, mas alguns demoram mais. Tem que olhar sempre pra não perder as inscrições, pois em alguns festivais não tem seleção (teste) e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição mesmo.


PIRACICABA 
Organizado pelo violoncelista e professor da USP Ribeirão André Micheletti terá sua sétima edição este ano e tem um nível muito alto de professores e alunos. No entanto costuma aceitar alunos iniciantes e intermediários.

CAMPOS DO JORDÃO 
Um dos primeiros e mais antigos festivais do Brasil, tem um processo seletivo concorridíssimo. Oferece alojamento e alimentação integrais e programação de alto nível, com muitos solistas internacionais.

SÃO PAULO
Organizado pelo maestro Jean Reis, diretor artístico também do também tradicional Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas, que acontece em Janeiro.

OURINHOS 
Festival com cursos de música erudita, música antiga, e música popular, com ótimas práticas de conjunto e cursos de teoria.

LONDRINA- www.fml.com.br
Festival antigo e tradicional também contempla música erudita e popular, além de incluir uma parte acadêmica boa para educadores musicais e pesquisadores. Tem também Cursos Suzuki.

SANTA MARIA (RS) Festival internacional de Inverno da UFSM 
Ocorre na pequeno vilarejo de Vale Vêneto e costuma ter professores de alto nível, alojamento e alimentação.

DOMINGOS MARTINS (ES)
http://www.domingosmartins.es.gov.br/noticia/item/422-confira-a-programacao-do-festival-de-inverno-de-domingos-martins - O site não está funcionando ainda, é bom acompanhar no site da prefeitura se haverá este ano. Também costuma ter cursos de erudito e popular. 

RIO DE JANEIRO - Rio Cello Ecounter - encontro de violoncelos que já teve uma face predominantemente  pedagógica e violoncelística mas atualmente tem um caráter mais performático, com concertos que envolvem outras linguagens artísticas como dança e pintura. Já teve em tempos áureos masterclasses com violoncelistas absolutamente incríveis, como Bernard Greenhouse, Mark Kosower, Maria de La Pau Tortelier, entre outros. Atualmente oferece poucas masterclasses e não há alojamento.Vale a pena pra quem também pretende visitar o RJ em julho, quando é fresquinho.
www.riocello.com

PORTO ALEGRE, RS - Encontro de Violoncelos do RS. EM  sua 18a. edição, organizado pela professora da UFRGS Milene Aliverti, tem violoncelistas internacionais ministrando masterclasses.
https://www.facebook.com/encontrovioloncelosrs/?fref=ts

FORTALEZA 
http://www.eleazarfundec.org.br
Tradicional Festival Eleazar de Carvalho, tem edições no inverno e verão com professores internacionais.

GRAVATÁ-PB. Festival com edições de verão antiga e inverno na sua sétima edição, organizados pela família Altino. Leonardo Altino, excelente violoncelista radicado nos EUA foi meu primeiro professor de cello em um festival, em Campos do Jordão.
 http://www.virtuosi.com.br/tag/gravata/

CAMPINA CRANDE- PB -Festival  internacional, em sua 6a edição.
https://www.facebook.com/fimusfestival/...

NATAL- RN- Mostra internacional de violoncelos.
Organizada pelo Professor da UFRN Fábio Presgrave, conta com vários professores estrangeiros.
https://www.facebook.com/mostradevioloncelos2014/



O lendário Bernard Greenhouse, no Rio Cello Encounterm em 2000

Eu em masterclass para Hay-Ye Ni,  Chefe de naipe da Orquestra da Filadélfia. Rio Cello, 2000

Masterclass com Helga Winold, Professora em Indiana, USA, uma das melhores faculdades de música dos EUA. Piracicaba, 2011


Concerto com grupo de alunos e professores com solo de Dmitry kouzov. Piracicaba, 2011.


Nenhum comentário: