Eu quero! Será que eu posso?

Muitas pessoas me procuram com a mesma história. Sempre gostaram de música e principalmente, do som do cello, mas nunca tiveram a oportunidade de estudar quando mais novas. E surgem dúvidas: é possível começar a estudar na idade adulta? Será que eu tenho aptidão? Tem que ter um bom "ouvido" pra tocar cello? Tem que ter muita coordenação motora?

A resposta é: Para aprender qualquer instrumento musical na fase adulta o único requisito é ter vontade, disciplina e algum tempo pra dedicação. Só isso. Essa história de que "depois de velho não se aprende" é um mito que tem que ser derrubado! A única vantagem que as crianças levam sobre os adultos é o longo tempo que elas têm pela frente para se especializar, caso queiram vir a ser profissionais, e menos preocupações na vida, o que faz que tenham menos tensões físicas que um adulto. Porém se você quer estudar por hobby, ou mesmo que queira virar profissional e está disposto a se dedicar muito seriamente e tem tempo pra isso, é perfeitamente possível iniciar o estudo na vida adulta.

 Malcolm Gladwell,  autor de Outliers - os fora de sériemostra vários exemplos na história de celebridades como Mozart, Beatles e Bill Gates, que apenas depois de dez mil horas de prática (o que equivale a três horas de prática diária durante dez anos), eles se tornaram especialistas em suas áreas, além de circunstâncias familiares e oportunidades únicas que também  colaboram. Então essa história de talento, dom, aptidão, tudo isso cai por terra. Eles ensaiaram, tocaram, compuseram e produziram muito antes de alcançarem maestria e reconhecimento. 
A boa notícia é que se você não quer ser um expert, não precisa de dez mil horas. Com uns 40 minutos diários de dedicação no início, em três meses você já vai estar tocando várias melodias bem bacanas e satisfeito com o que você faz!
 Então, está esperando o que pra começar e realizar seu sonho de tocar cello? 
Ensaio de grupo de cellos de meus estudantes em minha casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em vez de comentar, me mande um zap: 11981440464 ou email: lfrosa1@gmail.com

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.