Eu e o Método Suzuki

Um pequeno histórico de minha experiência com o Método Suzuki

Quando comecei a dar aulas em 1997 fui utilizando métodos que eu tinha estudado e seguido  indicações de outros professores. Até que tive mais contato com o Método Suzuki na St. Paul's School,  uma escola britânica em São Paulo onde lecionei. Lá as professoras de violino utilizavam o método e a conselho do diretor de música comecei a usar o método pra cello com meus alunos, mas ainda sem nenhum treinamento, apenas usando o livro.
Pude ver o método na prática assistindo a alguns workshops para alunos com  a professora de violino Simone Savintsky que foi uma grande estudiosa do método, tendo inclusive feito aulas com o próprio  idealizador,  Shinichi Suzuki. Fiz também workshop com a Luciana Padilha, violoncelista curitibana que fez muitas capacitações no método.
 Nestes workshops eu aprendi a importância das atividades coletivas, do ambiente descontraído e amoroso das aulas, das atividades lúdicas com propósitos musicais bem definidos, do excelente nível  das crianças que tocavam pelo método e comecei a me interessar mais e mais pelo método e a empregá-lo, não só com crianças, mas com adolescentes e adultos também, tendo resultados muito melhores do  que com os métodos que utilizava até então. Por esta época também conheci outra pessoa importante na minha formação em Suzuki, o Marcos Osaki, em cuja escola lecionei durante alguns anos e tive meus alunos Suzuki mais jovens: Igor, que tinha 3 aninhos quando iniciou no cello e Guilherme  Monegatto, com 5 anos, que hoje é um brilhante cellista e estuda na Indiana University, em Bloomington, uma das mais conceituadas escolas de música do mundo. O Marcos me deu ensinamentos importantes sobre como trabalhar com crianças muito pequenas, pois eu não tinha experiência alguma com essa faixa etária.
Em 2001 fiz meu  primeiro treinamento em Suzuki durante o XXI  Festival de Música de Londrina,  quando completei o curso de Filosofia Suzuki e o Curso Cello - Livro 1 com a professora Grace Field. No ano seguinte fiz o  Livro 2. Estes dois  anos foram muito importantes para minha formação, pois tive conhecimento de toda a filosofia e dicas muito importantes de como iniciar o ensino do cello de uma maneira mais eficiente e sólida. Sou muito grata à profa Grace que transmitiu todo seu  conhecimento e sabedoria de uma maneira muito generosa.
 Nestes anos em Londrina tive também a oportunidade de conhecer a querida Shinobu Saito, autoridade máxima em Suzuki no Brasil, com quem desde então mantenho uma amizade verdadeira e aprendi muita coisa não só sobre Suzuki, mas sobre relações profissionais, conhecimento de cursos, dicas, políticas de aulas, etc.   
Desde então me aprofundei mais e mais no universo Suzuki. Durante 6 anos lecionei cello na UNASP e lá pude aprofundar minha experiência com crianças bem jovens, adolescentes e adultos. 
Em 2010 fui para o Peru e fiz o Livro 4 com a ótima Tanya Carey. Pude conhecer este magnífico festival  que acontece anualmente em  Lima e que reúne alunos e professores de todas as Américas e do  mundo todo. Há cursos para alunos e professores, não só de Suzuki como de pedagogias musicais diversas, como Dalcroze. Em janeiro de 2014 fui novamente a Lima e completei os livros 3 e 5, o que corresponde a 60%  da formação completa em cello, que são 10 módulos: Filosofia, Livro 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9-10 (os dois últimos no mesmo módulo). O professor foi o igualmente excelente David  Evenchick.

Aula do  prof. Evenchick  no Peru  em  2014, para alunos.

Tocando com o  prof. (Leitura à primeira vista)

Prof em ação!

Técnica exclusiva para ensinar a fazer Vibrato. Genial !



profa Tanya Carey em Lima, em 2010 

Capacitação de Cello Livro 4 em Lima, para professores Suzuki (2010).